segunda-feira, 30 de maio de 2011

A MORTE DO 'MOUSE"

Os dois marcos iniciais da revolução tecnológica foram os lançamentos, em 1976, do PC - "personal computer" - e, em 1984, do Macintosh. De acordo com Pierre Lévi:

"O surgimento do Appel Macintosh (...) acelerou a integração da informática ao mundo da comunicação, da edição e do audiovisual, permitindo a generalização do hipertexto e da multimídiainterativa. Numerosas características de interface típicas do Macintosh foram em pouco tempo retomadas por outros fabricantes de computadores e hoje, 1990, não podemos conceber a informática 'amigável' sem 'ícones' e 'mouse'." (As Tecnologias da Inteligência, p. 48)


"mouse" foi revolucionário, mas, atualmente, com o iPad, ele perdeu a utilidade. De fato, foi somente a partir da década de 1990 que a revolução tecnológica chegou ao cotidiano das pessoas, com a popularidade do celular, a criação do Windows 95, que facilitou bastante o uso do computador, as invenções da internet e das câmeras digitais. No final da década, em 1998, a criação do Googlerevolucionaria o sistema de busca. 


Na década seguinte, as principais inovações, além do iPad, foram  o i-pod (2001) e o iPhone (2007). Os três aparelhos foram inventados pela Apple, a mesma empresa que estava na vanguarda na criação do PC em 1976, inclusive com Steve Jobs na liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário