segunda-feira, 30 de maio de 2011

AMAZON KINDLE

Antes do iPad, foi lançado o Amazon Kindle em 2008. Não fez sucesso. Era preto e branco, uma interface desagradável, não tinha Wi Fi e ainda utilizava (Stile, Março 2008, p. 200) "uma proteção AZW DRM para impedir que (o usuário) compartilhasse" o conteúdo. Em suma, tinha tudo para dar errado e deu.

O Amazon Kindle foi contra o que Don Tapscott chama de "cinco princípios centrais da nova economia (...): colaboração, abertura, compartilhamento da propriedade intelectual,interdependência e integridade."  (Veja, 13/04/2011, p. 23) Além disto, numa época que a Apple ganhou o mercado justamente pela preocupação com a interface dos seus produtos (além de outros aspectos, claro), o Amazon Kindle tinha uma aparência de uma máquina de datilografar elétrica...

O principal objetivo do Amazon Kindle era ser um leitor de livros que acessava (em preto e branco!) o conteúdo da internet. O iPad é isso e muito mais. Ponto para a Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário